sábado, 15 de fevereiro de 2014

Armau

Nome Popular
Armau / Armado
Nome Científico
Oxydoras spp.
Família
Doradidae


Distribuição Geográfica
Pode ser encontrado durante todo o ano nas regiões mais quentes, nas Bacias Amazônica, do Araguaia-Tocantins e do Prata, em rios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Distribui-se por uma grande variedade de habitats, incluindo lagos de várzea, canais – quando os cardumes sobem os rios – e áreas mais rasas, com presença de depósitos de matéria orgânica ou invertebrados bentônicos, mas a preferência é por poços de grande profundidade, onde pode rastrear o fundo atrás de comida.
Também pode freqüentar as áreas de vegetação inundada.
Descrição
Peixe de couro. De aparência rústica e pré-histórica, o armau é um dos bagres mais estranhos de nossas águas interiores. Recebeu esse nome porque tem couro bem grosso, um dos ferrões mais fortes e compridos entre os diversos siluriformes, e uma fileira de placas ósseas laterais ao longo do corpo (de onde se projeta, do centro para os lados, uma fileira de espinhos que protege a linha lateral), que lembram um escudo e passam a impressão de que o peixe está sempre armado.
A espécie também é conhecida por abotoado, botoado, armado, cuiu-cuiu ou bacu-pedra. Diferencia-se das demais de sua família pela coloração cinza-escura em todo o corpo, com a cabeça estreita, o focinho longo cobrindo a boca, maxilar grosso e sem dentes. Os olhos são grandes e apresenta três pares de barbilhões mentonianos curtos.
Os maiores exemplares da família podem alcançar aproximadamente 100 cm de comprimento e mais de 12 kg. O tamanho mínimo para a captura é de 35 cm.
Ecologia
Geralmente de hábito noturno e preferência por água barrentas, o armau adapta-se ao meio em que se encontra com muita facilidade. Não costuma selecionar muito seus alimentos, por isso pode ser considerado como onívoro, por se alimentar conforme a disponibilidade e necessidade.
Sua preferência, porém, recai por invertebrados aquáticos (principalmente larvas e insetos) e detritos do fundo de rios e lagos. Em determinadas épocas e regiões, também se alimenta de frutos ou sementes.
Na primavera e no verão, de setembro a janeiro, apresenta uma maior atividade alimentar, porque há maior oferta de alimento, coincidindo com sua época de reprodução.
Curiosidades
Em alguns períodos do ano, formam grandes cardumes em rios e lagos, fazendo um forte ruído que pode ser ouvido acima da superfície da água.
Equipamentos
O equipamento é do tipo médio/médio pesado; linhas de 20 a 30 lb.; anzóis de n° 2/0 a 6/0; linha de fundo com chumbo oliva. Use linhas multifilamento e anzóis circle hooks, que vão ajudar bastante na hora da fisgada.
Iscas
Iscas naturais: minhocuçu, pedaços de peixe, moluscos.
Dicas
Deve-se ter cuidado com a série de espinhos localizados nas laterais do corpo.