sábado, 15 de fevereiro de 2014

Jundiá onça

Nome Popular
Jundiá onça
Nome Científico
Rhamdia spp.
Família
Pimelodidae


Distribuição Geográfica
Bastante apreciado pelo sabor de sua carne, o Jundiá Onça é encontrado na bacia Amazônica, sendo que um dos melhores locais para a sua captura a região ao norte do Mato Grosso, divisa com o estado do Pará. Vive em lagos e poços fundos nos rios, preferindo os ambientes de águas mais calmas e profundas, com fundo de areia e lama, junto às margens e vegetação. Esconde-se entre pedras e troncos apodrecidos.
Descrição
Peixe de couro; pode atingir até um metro de comprimento e 10 quilos de peso. A sistemática do gênero Rhamdia é confusa desde que foi descrita. Recentemente, pesquisadores promoveram uma ampla revisão taxonômica do gênero, baseada em caracteres da morfologia interna. A conclusão é que esse gênero é formado por apenas 11 espécies entre as 100 anteriormente descritas.
O que mais chama a atenção na espécie é seu padrão de cores – entre marrom e bege – mas principalmente as formas irregulares das manchas, muito semelhantes às de uma onça pintada. A pigmentação da parte inferior da cabeça é variável. Possui grandes barbilhões que lhe servem como órgão sensitivo, cabeça achatada e maxila superior um pouco mais longa que a inferior.
Ecologia
É uma espécie ovulípara e, na natureza, os cardumes desovam em locais com água limpa, calma e de fundo pedregoso. A maturidade sexual é atingida no primeiro ano de vida nos dois sexos. Os machos iniciam o processo de maturação gonadal com aproximadamente 14 cm e as fêmeas com 17 cm. A partir de 17 cm e 18 cm, todos os exemplares machos e fêmeas, respectivamente, estão potencialmente aptos para reprodução.
Equipamentos
Vara para linhas de 4 a 12 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para armazenar 100 metros de linha com 0,25mm de diâmetro e anzóis tipo maruseigo tamanho 1/0 ou 2/0. Deve-se utilizar chumbada que faça com que a isca toque o fundo. Pode-se também pescar com vara de bambu ou telescópica, caso o pesqueiro possibilite que , desta forma, a isca fique ao alcance do peixe.
Iscas
As melhores iscas são as minhocas, larvas e pedaços de carne (coração de boi).
Dicas
Apesar de não costumarem de debater na mão, é importante ficar atento aos espinhos nas nadadeiras peitorais.
O tamanho mínimo para captura é de 30 cm.