Nome Popular
Nome Científico
Platynematichthys notatus
Família
Pimelodidae
Distribuição Geográfica
Descrição
Peixe de couro também conhecido como caravataí, coroatá, coronel e cara-de-gato. É um peixe de porte grande, atingindo em média 60 cm de comprimento e seis kg. Quando adulto, pode ultrapassar 10 kg e 80 centímetros de comprimento, apesar de serem raros os exemplares com esse porte.
A coloração no dorso é acinzentada com o ventre esbranquiçado e nódoas escuras. Possuem inúmeras máculas negras, mas não listras. As nadadeiras são enegrecidas. Os peixes dessa família podem ser facilmente identificados pela ausência total de escamas e pelos três pares de barbilhões bem desenvolvidos, sendo um par acima da boca e dois pares na região mentoniana, semelhante ao felino gato.
Esses barbilhões servem como órgãos sensitivos para o peixe, muitas vezes tateando o fundo a procura de alimento. A nadadeira adiposa se destaca nessa espécie, presente logo após a nadadeira dorsal e chegando próxima à base da nadadeira caudal.
O formato do corpo é tipicamente alongado e levemente achatado, roliço e elevado. A cabeça é larga, achatada e pouco desenvolvida. Apresenta fecundidade o ano inteiro, com picos reprodutivos no início do período chuvoso. Sua reprodução costuma acontecer nos períodos de cheias, com as inundações das margens dos rios. Não há evidências de que realize longas migrações reprodutivas.
Ecologia
É um bagre com hábito alimentar onívoro e tendência à ictiofagia. Consome basicamente pequenos peixes e, às vezes, invertebrados. Possui uma ampla boca com pequenos dentes em forma de lixa para a captura da presa, situados em placas relativamente largas. Sua dieta inclui vários itens alimentares, como, por exemplo, camarões de água-doce e pequenos anfíbios.
Equipamentos
Para a captura dessa espécie os equipamentos devem ser do tipo médio/pesado, montado com chumbo para manter a isca no fundo. As linhas mais apropriadas são de 17, 20 e 25 lb e os anzóis de nº 4/0 a 8/0.
Iscas
Iscas naturais, como peixes inteiros ou em pedaços e minhocuçu.
Dicas
Como a maioria dos bagres, freqüentemente, habita o fundo dos leitos de rios de médio e grande porte com águas escuras e barrentas. O tamanho mínimo para captura é de 50 centímetros de comprimento total.