sábado, 1 de março de 2014

Pirarucu

Nome Popular
Pirarucu / Pirosca / Arapaima
Nome Científico
Arapaima Gigas
Família
Osteoglossidae


Distribuição Geográfica
Bacia amazônica e Araguaia-Tocantins.
Descrição
De corpo comprido e cilíndrico, largas e grossas escamas, apresenta uma coloração verde escuro no dorso e avermelhada escura pelos flancos e cauda. A intensidade das cores pode variar de acordo com as características da água em que se encontra, mais lodosa tende para a escura, mais clara para a pálida enquanto na barrenta faz prevalecer a avermelhada. Sua cabeça é achatada e as mandíbulas salientes. Com olhos amarelados, a pupila é azulada e saliente mexendo continuamente como se o peixe estivesse observando tudo que está ao seu redor. A língua é bem desenvolvida e com um osso na parte interna. O pirarucu é capaz de comer qualquer coisa, peixes, caramujos, tartarugas, cobras, gafanhotos, plantas etc.
Uma particularidade da espécie é subir de tempos em tempos à superfície d'água para respirar realizando assim uma respiração suplementar à branquial. Isso acontece por apresentar dois aparelhos respiratórios: as brânquias, para a respiração aquática, e a bexiga natatória modificada, que funciona como pulmão dependendo do oxigênio.
Ecologia
O pirarucu está nas Bacias Amazônica, do Araguaia e do Tocantins e prevalece nas águas calmas de suas várzeas. Vive em lagos e rios tributários de águas claras, brancas e pretas ligeiramente alcalinas e com temperaturas que variam de 25° a 36°C. Dificilmente é encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.
Equipamentos
Médio a pesado. Vara com molinete ou carretilha. Linha de 50 a 80 libras. Anzóis 2/0 a 10/0. Chumbadas médias.
Iscas
Peixes inteiros ou pedaços de Piau, Traíra, Matrinchãs e Cascudo.
Dicas
O peixe ao ser fisgado dá um arranco forte, mas logo se cansa. Como precisa vir à superfície respirar, o pirarucu é capturado com o auxílio do arpão, principalmente pelos ribeirinhos. Por se tratar de um peixe em extinção a sua captura está proibida, com punições severas para quem infringe a lei.